Banco do BébéIntervenção Social e ComunitáriaRede Social

Recebemos o selo de boas práticas com o projeto Banco de Bebé

By 2022-11-10 Março 28th, 2023 No Comments

Selo de boas práticas com o projeto Banco de Bebé

A Fundação AJU – Jerónimo Usera em parceria com a Câmara Municipal de Cascais, recebeu o selo de boas práticas com o projeto Banco de Bebé

Esta resposta proporciona gratuitamente às famílias em situação de vulnerabilidade socioeconómica, a condição necessária e imprescindível ao normal desenvolvimento da mãe gravida, do recém-nascido e do bebe nas suas diversas fases de desenvolvimento, com alimentos específicos, produtos de higiene adequados e com vários artigos de puericultura.
A inovação passa pela resposta específica na área primordial do desenvolvimento humano (gravidez, recém-nascidos e bebés); pelo suporte emocional, sentimento de segurança e de conforto na fase de gravidez; pelo acompanhamento na fase da gravidez e durante o crescimento do bebé; e pela organização dos bens num espaço físico organizado de acordo com as faixas etárias.

Dos 18 projetos apresentados pelo Conselho Local de Ação Social de Cascais (CLAS) 17 foram premiados com selos de Boas Práticas de Intervenção Social, esta 2ª feira, na cerimónia de atribuição que decorreu em Lisboa.

Os projetos vencedores são o resultado do trabalho, em parceria, de 15 organizações sociais do município, em áreas de intervenção tão diversas como: idosos, crianças e jovens, saúde mental, deficiência, empregabilidade, diversidade, carência socioeconómica, insalubridade e acumulação, pessoas em situação de sem abrigo e planeamento/PEDS.

Um trabalho em rede que fomenta a inovação
As organizações de Cascais têm demonstrado que, através de um trabalho em rede de cooperação e de parceria, constroem uma presença positiva, na promoção de bem-estar social e coesão territorial, respondendo às necessidades das pessoas.

Este ano, o concurso contou no global, com 88 candidaturas de 7 Conselhos Locais de Ação Social: Amadora, Cascais, Oeiras, Odivelas, Loures, Vila Franca de Xira e Caldas da Rainha. Do conjunto total de candidaturaus, o júri da Rede Social

Supraconcelhia da Grande Lisboa atribuiu o Selo a 43 projetos que, no seu parecer, refletem inovação e mudança na comunidade.

Fonte: Rede Social de Cascais